sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Capital do Estado mais meridional do Brasil é novamente sede de evento sobre questões sociais.

No último dia 18, a capital gaúcha reuniu profissionais da comunicação de várias regiões do país, no 34º Congresso de Jornalistas, onde tratou de assuntos a serviço da sociedade e da defesa do diploma dos jornalistas, um dos temas destaque na ocasião.

O outro tema em evidência foi “as lutas de aprovação das PECS pela democratização da comunicação, e a não decisão de emitir carteiras aos não diplomados”.

Nos três dias de congresso foram abordados vários debates, miniconferências, além das discursões sobre os mais diversos temas sociais       que acontece no Brasil e no mundo.


Fonte: Google
Cais - Mauá - Porto Alegre

Durante a solenidade, também foram apresentadas as mini oficinas, uma delas ganhou notoriedade por retratar uma realidade crescente no país, intitulada por “Gêneros Raça e Etnia”. O episódio contou com a participação ilustre do jornalista Alagoano José Marques de Melo, presidente de honra do Intercom.

Na esfera política, profissionais da categoria falaram sobre “os conflitos quanto à irregularidade das profissões no Brasil, os direitos autorais, as novas tecnologias e a forma de ensino na categoria”.

A nova diretoria da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, presidida por Celso Schröder, tomou posse durante o acontecimento do evento.

No último dia, a FENAJ fez a entrega da comenda de honra aos Jornalistas Nilson Lage e Daniel Herz, e houve e a posse das diretorias dos sindicatos recém eleitas.

A participação de estudantes de comunicação no acontecimento foi fundamental, pois assim, os graduandos presentes, tiveram a oportunidade de acompanhar de perto todo o processo realizado durante as plenárias, que envolviam as propostas composta pela FENAJ.

Além do Congresso, participar de um episódio como este, foi sem dúvida a chance perfeita para conhecer o estado e a sua cultura local.

Porto Alegre, além de ser uma capital que atrai estudantes de várias regiões do Brasil, é também uma das cidades responsáveis por sediar a copa do mundo em 2014, devido a sua estrutura e seu considerável desenvolvimento.

Mas, vale salientar que por se tratar do cenário onde aconteceu a revolução farroupilha contribuiu bastante para a sua escolha.



Texto: Mony Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário