quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A ISONOMIA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES É UTÓPICA


COLUNA

Este fato está relacionado com a minha realidade atual e com a realidade da maioria dos estudantes de classe baixa deste país.

É visível a degradação da educação no país, diariamente ele é conduzido por administradores hipócritas e totalmente despreparados para governá-lo, mas que são PDH em manipulação de leis constituintes em benefício próprio.

São marcadas audiências constantes para discutir como será resolvida a questão das cotas raciais nas universidades. Embora, não vejo o que discutir, pois perante a Constituição a qual eles mesmos criaram, nos foi garantido "direitos sociais e individuais, que garante a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna". Mas, parece que esqueceram todos esses direitos que nos foram garantidos.
Pois, se temos direito a "igualdade", porque existir cotas, se perante a lei somos todos iguais?

O fato é que nossas leis não são postas em prática quando se trata dos menos favorecidos. É vergonhosa a realidade existente, pois se pararmos para analisar a prática educacional por outro ângulo, veremos a disponibilidade e a quantidade de estudantes capacitados a entrar em uma universidade pública no país. Mas, que não conseguem entrar devido as cotas.

Logo, fica fácil perceber a dualidade de um sistema falho e racista.
A prova disto são os estudantes de classe alta que conseguem entrar na universidade pública, mas que passeiam constantemente em carros de luxo, ocupando a vaga de quem realmente precisa estar ali, simplesmente pelo fato de serem brancos.


Acredito eu, que a situação exige uma fiscalização precisa e eficaz, para que assim possam ser garantidos os direitos a quem realmente é e direito, ou seja, se realmente as cotas precisam existir, elas terão que ser cotas financeiras e não raciais.

Mony Cavalcante

Um comentário:

  1. muito bom simony, é de extrema importancia seu posicionamento, já que, é uma formadora de opinião e nao deve calar-se diante de temas tao desviados da maior parcela da sociedade.

    ResponderExcluir