quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A ARTE FOTOGRÁFICA COMO COMUNICAÇÃO



Quando falo em arte fotográfica, sem dúvida percebo que ela é o meio de comunicação e informação mais óbvio que existe. Embora, além de nos passar sensações de frustrações, ansiedade, desejo, felicidade, entre outros, sentimentos, ela também nos traz registros fascinantes, que dependendo do contexto transcende a realidade óbvia, sem falar nos pontos de vistas que na maioria das vezes geram uma gama de questionamentos que impossibilita chegar-mos a um determinado consenso.
Contudo, a arte fotográfica nos deixa a indagar constantemente, todo o conteúdo existente na imagem em si. E são exatamente esses questionamentos, que fazem da fotografia algo apaixonante e ao mesmo tempo assustador, pois como dizia Santaella e Noth 1996, “a fotografia assemelha-se a morte, devido à ausência de movimento na imagem, como se fosse uma espécie de congelamento para toda a eternidade.”
Mas, vamos pensar assim; se não fosse a fotografia? Jamais teríamos como registrar determinados momentos que nos remete a um corte da realidade, no momento em que captamos as imagens. Isso mesmo, para obtermos uma foto nós contamos com a produção de imagens através de uma passagem pela luz, que passou por um determinado orifício. Se não fosse ela, jamais teríamos como relembrar o passado, que ao mesmo tempo parece ser o hoje em nossas lembranças, sejam elas tristes ou felizes.
O fato é que a fotografia só é arte, quando através dela podemos fazer com que as pessoas vivenciem e viagem nelas, como se estivessem dentro das mesmas naquele momento, fazendo com que o mesmo fique registrado em suas lembranças.     
Hoje em dia a Fotografia, tanto a denunciativa, artística, publicitária enfim, ela em geral, é fundamental para o exercício jornalístico: é preciso tê-la sempre em mente para em momento algum esquecer de que, a fotografia como arte no jornalismo não é qualquer das duas coisas. Mas, como toda atividade humana, interage com ambas.
Nesse sentido é crível dizer que na fotografia, seja ela qual for, sempre iremos perceber sua complexidade, pois ela engloba muitos aspectos e assim fica difícil chegarmos a um determinado consenso.

Mony Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário