quarta-feira, 30 de maio de 2012

Variedade gastronômica de Alagoas agrada turista, e participa de mais um festival


A qualidade e o colorido especial dos pratos são de dar água na boca, e faz a diferença na gastronomia alagoana.




Imagem: site Brasil sabor

Por: Mony Cavalcante

Tem como plano de fundo um cenário imponente, que envolve e fascina visitantes de todas as partes do mundo. Assim é Maceió, de clima tropical que propicia a diversidade de um povo e sua cultura milenar.

Não é por acaso que a capital alagoana tem conquistado o lugar mais visitado entre os turistas. E não apenas por suas belas praias, mas por sua culinária pitoresca que arrebata o paladar exigente de seus visitantes.

E como não poderia ser diferente, este ano o restaurante “O Peixarão” surge com uma novidade, para fidelizar ainda mais a sua clientela, ao participar do festival “Brasil Sabor”, que já está em sua 7ª edição. 

O Festival gastronômico está sendo realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), desde o dia 3 de maio e segue até o dia 03 de junho.

Brasil Sabor 2012, tem a influência da cultura italiana na cozinha brasileira. Além do restaurante “O Peixarão”, outros 42 restaurantes estão participando do evento, que tem como tema “quem tem boca vai a Roma”. Este ano cada estabelecimento vem apresentando um prato diferente, e para demonstrar a distinção entre os pratos, cada participante exibe uma receita que contém algo que evidencia o seu país de origem.

Segundo o funcionário do restaurante, Rafael do Espirito Santo, o carro chefe no festival é o prato Estica e Puxa. “O camarão chiclete é um prato que foi lançado no restaurante bar das ostras, e foram feitas algumas adaptações para que ele pudesse ser relançado no cardápio de nossas duas casas”, ainda de acordo com Rafael, "a culinária é fundamental para que os turistas voltem em nosso estabelecimento, mas eles voltam principalmente pelo atendimento”, disse ele.

A gastronomia alagoana é mesmo inconfundível. A cidade surgiu de um pequeno povoado num engenho de açúcar, ainda na época da colonização portuguesa, e vem crescendo no campo do turismo por sua variedade gastronômica e cultural.

Embora preserve até hoje algumas características da cultura local, como as arquiteturas tombadas da época, pode-se dizer, que a culinária de Maceió não surgiu por acaso. Pois, só mesmo um local banhado de tantas belezas poderia servir de inspiração para tanta criatividade, na elaboração dos pratos servidos nos cardápios do estado.

Grande parte das iguarias dos restaurantes da cidade são feitas de frutos do mar. O camarão no coco é uma delas, e é um dos destaques da culinária regional, que além de poder ser servido sozinho, também reina nos pedidos de caldinho e peixadas regadas ao molho de camarão.

Mesmo dispondo da culinária portuguesa, francesa, japonesa e Italiana, a variedade da culinária alagoana é bem diversificada e não deixa nada a desejar os demais estados do país, o que garante a satisfação de todas as preferências gastronômicas.

Após a degustação de todas as iguarias da terra, os estabelecimentos costumam fechar com chave de ouro este manjar dos deuses, e contam com as delícias das sobremesas, que mesmo antes serem servidas não passam despercebidas.

As iguarias doces chegam a ressaltar os olhos, tanto que chegam a hipnotizar por sua variedade de cores, cheiros e sabores e podem ser vistas em formas de compotas, cocadas, doces de frutas e tapiocas feitas com os mais diversos recheios disponíveis na orla marítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário